FANDOM

O que são PredefiniçõesEditar

Predefinições são usadas na wikia para evitar repetição, ou para tornar a navegação e a edição mais simples. Se algo vai se tornar um padrão e ser usado em mais de uma pagina, uma predefinição pode ser a solução, substituindo com uma linha só uma pagina inteira de formatação.

FuncionamentoEditar

  • A Predefinição é criada: [[Predefinição:Nome da predefinição]]
  • nessa pagina irá toda a informação de fato. Por exemplo, uma grande tabela, o cabeçalho de uma pagina, um menu de navegação ou de qualquer tipo.
  • nas paginas em que voce for usar a predefinição, é só colocar {{Nome da predefinição}} no ponto da formatação que voce precisa, e ela substitui automaticamente o texto.

Usos Editar

Uma predefinição pode trazer tambem entradas, para que a pessoa complete na hora que coloca na pagina, assim modificando apenas parte da predefinição, colocando os dados que vão pertencer apenas aquela pagina. Por exemplo, uma predefinição que voce coloque em todas as paginas de clãs, com uma caixa em que voce inclua o nome do clã, simbolo, disciplinas e fraquezas. Nesse caso, algumas informações são colocadas direto na pagina que vai a predefinição (NUNCA EDITE A PREDEFINIÇÃO!!!). As predefinições que possuem isso costumam trazer a explicação na propria pagina de como devem ser usadas.

Predefinições usadas na Wikia of DarknessEditar

Predefinições de ApoioEditar

São mensagens de aviso e outras predefinições para apoio geral a wikia:

Pagina em construção. Usada quando o editor pretende retornar e continuar a edição.
Pagina incompleta. Diferente da acima é usada para páginas que se encontrem incompletas ou que possam receber mais material.
Para paginas apenas com texto, que precisam receber uma formatação de wiki.

Predefinições de NavegaçãoEditar

A Pagina é dividida em dois grandes portais: o Antigo e o Novo Mundo das Trevas. Em cada um deles, há predefinições parecidas (algumas até são as mesmas), que criam navegações internas em cada "area" principal, e em cada cenário principal.

NAVEGAÇÃO PRINCIPAL
A navegação principal é feita pela predefinição Nav, seguida do cenário em que voce está navegando. Ela cria o menu lateral que aparece nas páginas. Ela deve ser colocada no alto da pagina: {{Nav|Vampiro:A Mascara}} só substituindo o nome do Jogo.
Alterações no Menu: Para alterar ou acrescentar qualquer coisa no menu, é só ir na predefinição com o nome direto do menu. Por Exemplo, {{Vampiro:A Mascara}} . Qualquer coisa alterada ali altera imediatamente TODAS as paginas em que apareça a predefinição.
A Ideia principal desse sistema de menu é que ele apareça em todas as paginas ( mesmo as que não constam do menu ) para um acesso mais rapido a area geral do jogo.

NAVEGAÇÕES ESPECIFICAS
As navegações mais especificas estão no rodapé. São Caixas com informações que pertencem a areas mais fechadas, como tribos do Lobisomem antigo, por exemplo.
A predefinição para as paginas com tribos de Lobisomem é:{{Boxtribosold}} ela já acrescenta automaticamente a categoria Lobisomem:A Mascara e a Categoria da Tribo da pagina em que foi colocada.
Voce pode ver uma lista com todas as predefinições especificas AQUI.

Outras Predefinições UteisEditar

Para paginas que possam ter mais de um significado,ou sejam muito genericas. Por exemplo, a pagina Vampiro possui uma desambiguação, direcionando para as paginas relacionadas a vampiro, no antigo e no novo wod.