FANDOM

OS SÓIS NOTURNOS OU AS BARCAS DE RA

Os Egípcios pensavam que o sahu era a parte incorruptível e eterna da alma, que partia para o paraíso. Os autores gregos qualificaram-no seguidamente de consciência superior, o eidolon. Nos séculos que seguiram, certas comparações foram feitas com a idéia cristã da alma. As diferentes interpretações conservavam a noção de paz eterna como recompensa, conhecida dos antigos Egípcios sob o nome de Campos de Aaru. Infelizmente, o descanso final da alma às vezes era recusado por ter infringido as regras de Maat. O poder de Apophis tornou-se tão grande que podia até mesmo degradar o sahu se a pessoa fosse suficientemente mesquinha, cruel e corrompida. Enquanto o Corruptor alimentava-se de outras energias do indivíduo, o sahu imortal condenado era obrigado a servir o grande monstro. Felizmente, a corrupção total era rara. E uma vez que o sahu tivesse atingido os Campos do Aaru, estava a salvo das depredações de Apophis.

Pelo menos era o que pensavam muito sahu. A destruição de Amenti e as devastações sofridas pelo mundo subterrâneo arrancaram os sahu para fora de A'aru como um lembrete cruel da dívida que ainda tinham para com os vivos. Muito sahu por muito tempo tinha desviado a sua atenção do restante dos seus seres coletivos há muito tempo. Os outros tinham simplesmente perdido a esperança de se reunir novamente às outras porções do seu espírito e consolavam-se no conforto do paraíso. A brusca destruição do restante do seu espírito pela Dja-akh dilacerou a serenidade que os sahu tinham adquirido no paraíso. Mesmo os que se encontravam entre as garras de Apophis sentiram a dor de perder o resto de seu ser. O monstro satisfez-se de rir deste novo tormento, mas o Corruptor tinha lhes dado, involuntariamente, uma nova possibilidade de redenção. Os sahu tiveram a visão seus erros passados, forjados no fogo da dor do mundo e de lá extraíram bastante força para escapar de Apophis.

Quer retornassem de um paraíso alheio à escuridão que tomava o mundo moderno, quer fugissem de um inferno onde pagaram pela ruína do universo, os sahu recordavam-se das antigas regras de Maat. Com apreensão e um senso ainda maior de dever, os sahu voltaram-se outra vez para os reinos mortais. Era um mundo bem diferente daquele que tinham deixado de trás. Imensas mudanças tinham perturbado tudo que conheciam. Só os túmulos e as pirâmides em ruínas resistiram, e o Nilo eterno vazava corria como sempre. Da sua antiga vida, restavam apenas os Imorredouros, criados pelo antigo Feitiço da Vida e alguns mortais que ainda seguiam os ensinamentos do seu Deus-rei.

Mais impressionante ainda que as transformações conduzidas pela história, era a percepção de que o equilíbrio de Maat tinha sido quebrado. Apesar o seu desejo de retornar ao ápice do Aaru, os sahu sabiam claramente onde eles deviam estar. Após a perfeição do paraíso, muito sahu viam o mundo mortal como um lugar escuro e apartado da luz divina. Viam-se eles mesmos como os portadores da luz. Tomaram o nome de Mesektet, que significa Sóis noturnos ou Barcas de Rá.

Um sahu procura completar um mortal cuja vida girava em redor do engano, da superficialidade e imediatismo; uma pessoa dirigida pelo desejo de enganar ou mentir. Tal indivíduo é marcado pela impaciência e dominado pelas preocupações temporais e engana tanto a si quanto aos outros. O sahu traz integridade – a prática de fazer o que se diz - e honestidade – a prática de dizer o que se faz – à união.

Se a ressurreição traz o sahu ao mundo mortal, não corta a relação do espírito com o divino. O Mesektet remodela o seu corpo e o seu espírito em redor da pureza dourada de Rá, executando uma representação da dança eterna do sol no céu na sua batalha contra o sinistro Apophis. Enquanto o sol encontra-se no céu, o Mesektet é tão poderoso como qualquer outra múmia. Mas após o por do sol, o Amenti é fraco e esgotado.

Diz-se que a intenção de Maat é inscrita nas estrelas. O Sol Noturno vê estas estrelas com uma clareza espiritual que atravessa as brumas e os enganos do mundo moderno. Ninguém pode ver os sinais do plano do criador tão claramente como aquele que anteriormente esteve nas terras prometidas. Tal compreensão não significa que o Mesektet é apenas um profeta satisfeito que espera que as suas visões se realizem. Com o tempo, tal múmia pode fazer chover o fogo dos céus e comandar as tempestades celestiais.

Hekau Fundamental: Celestial

O Haje Editar

O maior problema do sahu para conduzir o seu hóspede mortal à Tela da Fé é a condição diurna do espírito. Viaja como todos os corpos animados durante o dia, mas deve dormir a noite. Conseqüentemente, o regresso toma mais muito tempo que para os outros tem-akh. Não somente o sahu perde do tempo à noite, mas o dia também dado que deve encontrar abrigo antes do por do sol.

A Terceira Vida Editar

A Expiação marca o início de uma nova vida para o Mesektet. A sua vida mortal construiu-se sem dúvida em redor da exploração do outro. A união com o tem-akh que conhece a perfeição do paraíso leva-o a arrepender-se dos seus erros passados. O Mesektet utiliza a astúcia anteriormente empregada para a corrupção a serviço de sua redenção. Entre os Amenti, o Mesektet é sem dúvida o que tem mais possibilidades se envolver com a sua vida anterior. Quer as suas ações estejam abertas ou escondidas, a Barca de Ra tenta refazer a família despedaçada que abandonou, restaurar as carreiras que arruinou ou destruir os mecanismos ocultos que utilizava anteriormente para prejudicar os outros. Tenta aprender quando se rebelar e quando estabelecer limites.

À medida que a múmia assimila as suas lembranças do paraíso e progride na compreensão de Maat, deve igualmente decidir como utilizar os seus talentos o melhor possível. Graças às visões recebidas pela sua magia Celestial, o Mesektet pode impedir uma tragédia futura, ou freqüentemente agir em função de conhecimentos possuídos apenas por ele. O seu acesso a informações escondidas e a sua experiência sobre o Aaru dão a ele o desejo de realizar a vontade divina sobre terra. As lições serão às vezes dolorosas, o que lhe permite aprender a equilibrar a sua capacidade de alterar o destino com o impacto que estas mudanças poderiam ter. Cada palavra e cada gesto tornam-se um instrumento de divulgação e deve assegurar-se de que a vontade dos Deuses não seja revelada àqueles que queiram desafiá-los. À maneira de um profeta, o discurso de um Mesektet pode tornar-se oculto ou incompreensível. Outros poderiam considerar que os seus modos estranhos são um sinal divino e ele deve tomar cuidado para que seus seguidores particularmente ávidos não aplicam as suas palavras ao pé da letra. Idealmente, o Mesektet não conduz os indivíduos numa direção ou outra, mas os ajuda a saber escolher o que é certo por eles mesmos.

Afiliações Editar

O Mesektet é atraído para os lugares onde os mortais procuram a justiça, ou os onde o fluxo de informações ajuda melhorar o mundo que o cerca. Os Mesektet se dividem quase que igualmente entre dois grupos de Amenti. Muitos se juntam ao Shemsu-heru por lealdade para o pai de Hórus, Osíris. Consideram Hórus como o reflexo do paraíso sobre terra, o que os preenche de nostalgia da perfeição de Aaru. Esperam que oferecendo aos seguidores de Hórus a sua intuição, ajudarão a restaurar mais rapidamente Maat e poderão voltar ao Aaru. Outros se juntam aos Filhos de Osíris, crendo que apenas eles podem claramente comungar com o Senhor da Vida. Vigiam cuidadosamente o Sefekhi, na esperança de evitar qualquer problema.